Marketing de Conteúdo para Terapeutas é Novidade no Brasil

  1. Homepage
  2. Marketing para Terapeutas
  3. Marketing de Conteúdo para Terapeutas é Novidade no Brasil
Treinamento Holistico

Marketing de Conteúdo para Terapeutas

Marketing de conteúdo é o método de marketing digital utilizado para criar, publicar e distribuir conteúdos de valor para uma audiência claramente definida. Seu objetivo é educar um público alvo sobre um produto ou serviço, valorizar a marca e auxiliar o cliente a tomar uma ação que gere lucro.

No Brasil, a cada dia que passa aumenta o número de terapeutas ativos nas associações de classe. De acordo com o projeto de Lei do senador Almeida Lima, do Senado Federal, o quadro atual de profissionais já passa dos 150.000 terapeutas.

A última estimativa do IBGE em relação à população brasileira, datada de agosto de 2018, mostrou que o número é de aproximadamente 208,5 milhões de habitantes, dos quais 0,48% são terapeutas. Isso quer dizer que a cada 210 pessoas, uma é terapeuta, ou seja, a concorrência está cada vez mais acirrada.

Procura por terapeutas online aumenta em mais de 300%

Em uma publicação do Diário Oficial da União, encontrei:

“Todos os dias o número de pessoas que utilizam sites de busca, para procurar por terapeutas online aumenta. Se compararmos os dados do ano de 2015 com os do ano anterior, vamos extrair a seguinte informação: a demanda para os terapeutas online cresceu quatro vezes mais”.

Após um levantamento constatei …

Pesquisa por terapeutas aumenta

O Uber e o Google Ads disponibilizam uma ferramenta chamada Planejador de palavras-chave. Através dela é possível verificar a tendência e o volume de pesquisas mensais de um termo de pesquisa.

O gráfico acima mostra a tendência e o crescimento da procura por terapeutas na internet. A palavra Terapeuta, por exemplo, foi pesquisada mais de 22 mil vezes no último mês e Terapeutas online 22.200 vezes. Aumentou também a procura pelo termo “Terapeuta holístico” para 9.900 pesquisas no último mês.

Assim como aumentou a procura por terapeutas online, aumentou também o número de terapeutas interessados em atrair e conquistar clientes por meio da internet.

Marketing de conteúdo é novidade no Brasil

Enquanto nos E.U.A o marketing de conteúdo na internet é um tema básico no setor de saúde (segundo a comunidade online para terapeutas, mostrou que 70% dos consultórios geraram novos cases através de seus sites), no Brasil, existem apenas 3% dos terapeutas que estão distribuindo conteúdos educativos, ou seja, são pouquíssimos profissionais que estão aplicando estratégias de marketing digital.

Oportunidade para terapeutas

O mercado de marketing digital para terapeutas está apenas começando. São poucos os terapeutas que estão trabalhando com marketing de conteúdo para atrair, conquistar e fidelizar clientes por meio da internet.

Seu potencial cliente está na internet

Muitos terapeutas já descobriram que seus potenciais clientes estão realizando algum tipo de pesquisa na internet, mas poucos são os terapeutas que estão dispostos a dedicar parte do seu tempo para entender como funciona o comportamento do consumidor no meio digital e entregar conteúdos relevantes a eles.

Na minha humilde opinião, a produção de conteúdo relevante e informativo na internet é essencial para que espaços e consultórios criem autoridade e se destaquem na internet.

Enfim,

A internet se tornou uma das maiores fontes de informações do mundo. E, dia a dia aumenta o número de pessoas pesquisando por serviços que muitos terapeutas sabem resolver.

Para se diferenciar e ser encontrado no resultado pesquisas é preciso fazer um planejamento estratégico de marketing digital, com foco na distribuição de conteúdos educativos. E, isso nós ensinamos no projeto Terapeutas PRO, através do método IDEIA, que é um planejamento estratégico de marketing digital para terapeutas.

Mire no público alvo e atraia o cliente certo para seu negócio

Terapeuta que faz tudo acaba não fazendo nada. Na internet, seu potencial cliente procura por serviços específicos que atendam sua necessidade. Por exemplo: “Terapia para casal”. Portanto, se concentrar em atender um público alvo é o melhor caminho. Além disso, o terapeuta não tem tempo para escrever conteúdos educativos que atendam todas as necessidades. É preciso mirar em um público alvo.

Deixe o mito para trás

A ideia que estão plantando na cabeça do jovem psicólogo é mais ou menos assim:

Para conquistar novos clientes é preciso ter dinheiro para manter o consultório, ter paciência, entregar cartões, esperar indicações e ficar atrás da mesa sentado esperando o novo cliente entrar.

Esta mentalidade funcionou muito bem na década de 80 e no início da década de 90 porque as pessoas não tinham acesso à informação. Hoje, o primeiro doutor a ser consultado é o dr. Google que lista conteúdos de terapeutas que já estão trabalhando com marketing de conteúdo.

O futuro dos terapeutas na internet

O futuro da terapia na internet está ao alcance dos terapeutas da era digital. Eles cresceram na era da informação e a cada dia que passa se interessam mais em descobrir como aplicar o marketing de conteúdo corretamente.

Se você é um jovem terapeuta e está interessado em saber mais sobre como aplicar estratégias de marketing digital para seu negócio, conheça a programação do meu curso de marketing digital para terapeutas e aprenda aplicar as estratégias que estão funcionando.

O curso está passando por algumas reformulações, mas ao fazer parte do projeto Terapeutas PRO, você tem acesso gratuito ao curso de início rápido, onde, em poucas aulas, você saberá o que fazer para ser encontrado e atender um público seleto…

Adi Barbosa

Author Since:  August 23, 2020

Adi Barbosa é Psicoterapeuta e Master Coach com dupla certificação e Professional Coach in Business and Human Resources pela EPC, Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL, Analista Comportamental DISC pela Solides e idealizador do método IDEIA: planejamento estratégico de marketing digital. Ajuda terapeutas expandir sua mensagem transformadora e atrair clientes por meio da internet.

Copyright © 2021 | Terapeutas Pro | Todos os Direitos Reservados | Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.